Informativo 2023/1
Atualizado: 9 de jul. de 2023
Pouco mais de seis meses neste ano e vivi todos os tipos de emoções.
E, para ser sincero, acredito que não seja tudo. Há um ano atrás entrei para a Escola de Estudos Bíblicos aqui na JOCUM Maringá mas não imaginava o quão intenso seria na vida. Conheci pessoas de vários locais do Brasil, preguei, vivi, chorei, estudei (e muito), lecionei, orei, brinquei, e tantas outras coisas que somente um ano de vivência seria possível explicar.
Quando entrei para a Escola de Estudos Bíblicos, já esperava o quanto Deus iria mexer e mover em minha vida. Passamos pelo Novo Testamento inteiro nos três primeiros meses e chorei um mar inteiro ao finalizar as cartas de Paulo.
No segundo módulo da escola, passamos pelo Pentateuco e pelos livros sapienciais e alguns históricos.
No terceiro módulo passamos pelos profetas, maiores e menores, e por fim, os históricos do período pós exílico.
Quando digo que "passamos" não quer dize que apenas lemos uma vez o livro e continuamos com o curso. Quer dizer que fazemos pelos menos 5 leituras de cada livro aplicando métodos de leitura e aprendizado. Um deles se chama:
Método Indutivo de Estudo Bíblico
O filósofo inglês Francis Bacon (1561- 1626) foi responsável pela criação do método indutivo no século XVII. Mas, no final do anos de 1980, o professor assistente da Universidade de Yale nos EUA, Dr. Wilbert White desenvolveu um método conhecido como "Método do Seminário Bíblico", em Nova Iorque, que, nos moldes finais, resultaram nos estudos da Escola de Estudos bíblico. Mais sobre a história da EEB e a História do Método Indutivo Bíblico você pode acessar clica aqui neste link.
Em resumo, o método indutivo serve para facilitar o processo de entendimento do texto e absorção dos eventos narrados.
E por 9 meses, passamos por todos os livros da bíblia fazendo aquelas 5 leituras que disse anteriormente. Essas leituras são:
Leitura ininterrupta do livro onde lemos o livro inteiro cronometrando o tempo;
Leitura aplicando o método indutivo que chamamos de observação em cores (é nessa parte que colorimos a bíblia grifando 5 cores obrigatórias + cores para palavras importantes, ou aquilo que fizer sentido para aquele que está estudando a Palavra) ;
Leitura para estruturação do livro ou a sumarização dele (serve para ter um parâmetro geral sobre os assuntos dos livros);
Leitura para interpretação do livro;
Leitura para aplicação pessoal.
E a partir desta escola, é possível criar seminários de métodos indutivos nas igrejas, levar o próprio estudo bíblico voltado à história de Israel, a história do mundo ou até mesmo a história da redenção, inserir isso nas EBDs das igrejas e muito mais. Essa escola veio como uma ferramenta poderosíssima em minha vida e agradeço muito à todos vocês que, de alguma forma, contribuíram para que isso acontecesse.
Agora que a escola chega ao fim, algumas coisas devem ser realinhadas.
Meu chamado
Como muitos de vocês sabem, meu chamado consiste principalmente no discipulado e o pastoreio de pessoas e uma das formas que o Senhor me capacitou como aproximação primária foi por meio das artes. A arte é uma área da sociedade que precisa muito da boa influência de cristãos e, graças a Deus, tenho feito aquilo que está ao meu alcance seja criando músicas, vídeo ou fotografia. É nessa primeira abordagem que mostro a arte de Deus sobre minha vida e assim, com a permissão de Deus, se inicia o primeiro vínculo de evangelismo, discipulado e pastoreio.
Quando estive em Anápolis, estive fotografando e filmando os jogos do Anápolis Futebol Clube e foi a partir dessa oportunidade que pude criar uma pequena célula de oração com os atletas do time.
Mas, se você me acompanha nesses últimos anos, irá se recordar que, através da arte, pude ser diferença e influência para o meio artístico estando em set de filmagens e afins.
Com a escola terminando, algumas oportunidades aparecem, ministérios que precisam de auxilio, igreja que precisa de suporte e muito mais.
E é a partir disso que vou falar a seguir.
Oportunidades ministeriais
A JOCUM Maringá é fortemente atuante com evangelismo e ação social que são:
Promoção Humana
Projeto Vale Azul
King's Kids
Mission Adventures
Projeto Sorrir
Também existem os ministérios de treinamento:
ETED
EEB
NIKO
Word By Heart
A primeira oportunidade que está em vista é a de ser
Comunicador da JOCUM Maringá
O que falta, e muito, nessa base da JOCUM é de comunicadores. Existem pessoas com o coração totalmente dispostos a ajudar e não deixar com que os trabalhos ministeriais caiam no esquecimento por não haver quem comunique deles. Como tenho anos de experiência na área de comunicação como designer, filmmaker, músico e outras coisas, há uma chance de estar sendo parte deste local sendo a ferramenta de impulsionamento ministerial para o reino de Deus. Aqui não há publicações que promovem o reino a partir das redes sociais para o engajamento da igreja junto com a missão, não há site para que as pessoas possam conhecer sobre essa base, não há visualização por não haver quem faça essas coisas. Essa é apenas uma parte do todo que pode ser feito aqui.
Dentro dessa oportunidade aqui na JOCUM Maringá está o
Promoção Humana - É um ministério de evangelismo e ação social. Esse ministério desenvolve o trabalho de evangelismo e discipulado em um bairro carente da cidade de Sarandi-PR, em parceria com a Igreja Presbiteriana da Vila Operária, com crianças, adolescentes e os pais delas.
Outro trabalho que ele desenvolve é o de ação social nos esportes e eventos. Nos esportes, crianças são inseridas no mundo esportivo com aulas e projetos que visam mostrar o reino de Deus através do esporte para elas. Nos eventos, está eventos de grande porte como o Festival Folclórico de Parintins, Oktober Fest e a Festa de Peão de Barretos, que é um evento que reune várias bases da JOCUM para evangelismo dentro e fora dos bretes deste festival. Um pouco mais sobre esse ministério e muitos outros, você pode clicar aqui no LinkTree da JOCUM Maringá e ver sobre os ministérios daqui.
Em suma, é ser ferramenta dentro deste lugar, criando conteúdo e expondo para o mundo o quando Deus tem feito e ainda irá fazer. Existem projetos pessoais que acabam surgindo com a possibilidade de permanência aqui como continuar atuando artisticamente o que fazia antes da EEB, fotografando atletas e me inserindo no mundo esportivo local afim de poder ser influência positiva e cristã na vida das pessoas, estar presente nas festividades e ministérios promovendo o reino por meio da comunicação e utilizando dessa ferramenta como meio de evangelismo e discipulado.
Deixo aqui em baixo alguns vídeos que fiz aqui para poder divulgar um pouco de como tem sido estar aqui e fazendo a escola.
Em contrapartida, não posso agir por conta própria visto que tenho vocês como suporte e auxílio.
Outras oportunidades
Recentemente venho conversando com uma grande parceira ministerial de longa data sobre como meu coração se inclina para o pastoreio, não necessariamente o pastoreio institucional mas o pastoreio de pessoas, vidas, jovens, adultos, pessoas que buscam mais de Deus, pessoas com dilemas filosóficos sem respostas.
A partir disso, fui informado sobre locais que estão começando o trabalho da Igreja Presbiteriana do Brasil em pequenas cidades como campo missionário, o que eu acho muito da hora. Então seria ser missionário ou pastor auxiliar e isso venho colocando, também em oração, pois são mudanças drásticas na vida e talvez até ministeriais e quero que o melhor seja feito.
Dentro disso, revelo um plano meu de fazer seminário na intenção de ter mais conhecimento e respaldo para o ministério em missões como também no pastoreio de pessoas. Há o Seminário Presbiteriano do Sul em Curitiba o qual me interessa pela seriedade do ensino presbiteriano. Há bases em Curitiba, mas seriam casos a serem estudados e de baixo de muita oração.
Não posso agir sozinho nessa e por isso peço a oração de vocês para minha vida.
Motivos de oração
Direção de Deus e confirmação de seus planos para mim - como estou em Maringá, preciso da confirmação pois ainda não tenho para onde ir, se fico, se saio, para onde vou, como vou, etc.
Comunicação da Base - como escrito anteriormente, não há um líder neste ministério tão pouco pessoas com esse chamado atualmente. Fico tentado em ficar só de pensar que posso atuar como sempre quis.
Projetos Ministeriais - como tenho amor e carinho por aquilo que faço, não quero deixar de fazer por saber que existem pessoas que se interessam por ele e o tanto que ele pode ser usado como ferramenta de evangelismo e discipulado.
Sustento - graças a Deus nunca me faltou alimento nem um teto para morar. Para fazer essa escola, houveram pessoas dispostas a fazerem isso acontecer. Infelizmente, não são todas que podem continuar me apoiando. Acredito que Deus continuará a obra não importa onde eu esteja com pessoas dispostas a serem parte da obra de Deus no mundo.
Carro - compartilho desse motivo de oração pela necessidade de ter algo que possa me ajudar a locomover e estar nos lugares onde preciso estar, como na igreja, que não tenho ido por não ter como ir porque não passa ônibus aqui perto e quem tem carro já leva outras pessoas, como também ir aos lugares para se ter o básico da alimentação e saúde.
Que a propagação do evangelho de Cristo nunca se condicione ao descompromisso com o reino.
Se você quiser entrar em contato e conhecer mais sobre os futuros projetos e o ministério atuante, pode me chamar nas redes sociais ou no whatsapp clicando aqui.
Se sentir no coração de colaborar mensalmente com o reino e a propagação do evangelho de Cristo sendo um parceiro de ministério na obra, você pode fazer pix para:
Banco Inter para e-mail filipepadilha@msn.com
PicPay para usuário @filipepadilha
Comments